Antes de iniciar, através deste link, poderá ler e saber um pouco mais acerca da Arcos Tour e do seu percurso até aqui.
Boas práticas Arcos Tour:
Plantação de árvores
"Aquecimento global" é uma palavra cada vez mais enraizada nos dias de uma sociedade consumista, sendo um facto que devemos todos tomar como uma realidade. Como tal, a necessidade de contribuir para causas que possam abrandar e mitigar este processo destrutivo são cruciais.
Posto isto, a Arcos Tour tomou por iniciativa plantar árvores anualmente, iniciando com referência ao ano de 2022, numa correlação direta com o dióxido de carbono produzido pelos seus veículos, ou seja, com base nos dados facilitados pelo fabricante dos veículos, e com o registo dos quilómetros percorridos anualmente, é assim possível estimar o número de árvores a plantar.
A título de curiosidade, a Arcos Tour necessita de plantar aproximadamente 35 árvores/ano por cada veículo utilizado.
Preservação e manutenção de vias
Desde tempos imemoriais que o espirito comunitário está presente nos comportamentos e costumes de povos do Alto-Minho, em que, tal fenómeno era parte integrante da subsistência e luta de cada dia.
Relativamente as vias, nomeadamente caminhos, todos que os usavam tinham a obrigação moral de os bem tratar e manter preservado, para que assim fosse transitável.
Como tal, a Arcos Tour utiliza aproximadamente 100km de caminhos públicos nos seus tours, e é uma das principais interessadas no seu bom estado, para que assim, diminua o impacto no desgaste dos veículos, mas também por condições de segurança.
Posto isto, a Arcos Tour procede recorrentemente à remoção de pedras, desobstrução de árvores, remoção de paus, enchimento de buracos, criação de tira-águas (remoção da agua dos caminhos), entre outros. Também, a passagem continua dos veículos da Arcos Tour, devido ao seu peso e pneumáticos largos, permite manter o piso com melhores condições, nomeadamente mais regular e mais duro.
Recolha de resíduos
Felizmente, as mentalidades começam a mudar, e a existência de resíduos em meio natural cada vez é menor. Para alem disso, surgem fenómenos beneficentes como o plogging que vem incitar a mentalidade verde.
Também a Arcos Tour contribui continuamente para esta causa, recolhendo os resíduos existentes à sua passagem.
Responsabilidade social
No decorrer das atividades, são várias as vezes à qual a Arcos Tour se depara com situações menos comuns, tais como, animais doentes ou mortos, pessoas a necessitar de informação ou auxilio, focos de incêndio, atos ilícitos do ponto de vista natural, entre outros.
Posto isto, a Arcos Tour assume uma posição ativa como vigilantes da natureza, auxiliando, protegendo, conservando.
Solidariedade social
Tendo iniciado em 2022 com a campanha "Apoio ao Dinis", a Arcos Tour compromete-se a todos os anos, realizar um evento de angariação de fundos para uma causa.
Solidariedade é prosperidade.