Faltam palavras para descrever esta Serra...
A Serra do Soajo, no coração do Parque Nacional Peneda Gerês, entre o Rio Lima e Castro Laboreiro, eleva-se a 1416 m de altitude no seu pico denominado de Pedrada (localização), sendo a mais alta do Alto-Minho.
Com uma relativa orientação norte-sul, esta magnifica serra, encontra-se inserida no concelho de Arcos de Valdevez, Monção e Melgaço, fazendo inclusive fronteira com Espanha a par do Rio Lima, albergando uma riqueza incalculável de capital simbólico e edificado, muito bem preservada, desde a cultura à biodiversidade.
Foi recentemente descoberto (08/2020) na Serra de Soajo, o Acampamento Romano de Soajo, remontando à conquista da península Ibérica, tendo em conta a sua localização no ponto mais alto (Pedrada) para poder controlar o inimigo.
O seu nome “Serra do Soajo”, deriva da Vila de Soajo, outrora sede de Concelho, e uma das povoações mais antigas de Portugal, onde o pico (Pedrada) se encontra inserido.
A Vila de Soajo, em outros tempos, destacou-se por ser um polo “turístico” das montarias reais, que eram realizadas na dita serra, onde ainda se encontram os Fojos do Lobo (10 no total).