Antes de iniciar esta viagem por uma das mais pitorescas aldeias do Parque Nacional Peneda Gerês, através deste link, deve ler e conhecer um pouco mais acerca de Lindoso.
O que visitar em Lindoso?
1ª Hidroelétrica Portuguesa
A antiga Barragem do Lindoso, inaugurada em 1921, foi uma pioneira central hidroelétrica portuguesa, com conclusão das obras em 1921 e potência de 92.500 kVA. Substituída pela moderna Barragem do Alto Lindoso em 1992, a história desse monumento desaparecido destaca-se pelo seu impacto local e pela evolução tecnológica ao longo dos anos. Infelizmente não é possível entrar, no entanto poderá ver de perto a infraestrutura e os tubos que traziam a água do alto do encoro até aos geradores. Existe uma promessa por cumprir da restauração do edifício como um museu.
Antes de visitar a 1ª Hidroelétrica Portuguesa, através deste link, deve ler e conhecer um pouco acerca da colonia da EDP do Lima.
Poço da Gola
O Poço da Gola é um dos mais bonitos de todo o Parque Nacional Peneda Gerês, recebendo milhares de visitas anualmente. Vai encontrar também um moinho e uma ponde de madeira, criando um conjunto fantástico. O acesso dó é feito a pé e deve ser feito com muito cuidado.
Aglomeramento Rural de Parada
Lindoso dispõe de um dos maiores aglomeramentos rurais de arquitetura típica minhota, o lugar de Parada. Caminhe nos seus caminhos empedrados, e deixe-se levar pelos pormenores da simplicidade de outros tempos.
Espigueiros da Eira do Tapado
Na Eira do Tapado vai encontrar uma série de espigueiros em granito lindíssimos. Esta é uma das várias eiras da aldeia, local onde era malhado o milho e o centeio. O acesso pode ser feito de carro, mas é aconselhado fazer a pé devido ao acesso.
Antiga Prisão de Lindoso
Lindoso, alem de ter sido vila sede do concelho, teve também justiça própria (juiz), sendo indispensável uma prisão para conter preventivamente os malfeitores.
Antigo Paços do Concelho de Lindoso
Ao ser vila e sede do concelho, existiu a necessidade também de ter uma estrutura administrativa, nomeadamente o edifício do Paço do Concelho, equivalente à camara nos dias de hoje.
Antigo Tribunal de Lindoso
Tendo juiz, claro que Lindoso teve também tribunal. A Prisão, o Paços do Concelho e o Tribunal encontram-se no mesmo local, em edifícios diferentes.
Eira das Leijas
Na Eira das Leijas vai encontrar uma série de espigueiros em granito lindíssimos. Esta é uma das várias eiras da aldeia, local onde era malhado o milho e o centeio. O acesso pode ser feito de carro, mas é aconselhado fazer a pé devido ao acesso. Fica mesmo à entrada do aglomeramento rural.
Fontanário Comunitário
As aldeias de montanha eram caracterizadas por várias estruturas comunitárias como os fornos, os espigueiros e as eiras. No entanto também os fontanários eram partilhados, onde as mulheres esfregavam a roupa e contavam as novidades dos dias anteriores.
Castelo de Lindoso
O Castelo de Lindoso é sem duvida ponto de passagem obrigatório. Ao subir às muralhas vai entender a importância que teve este castelo em outros tempos.
Antes de visitar o Castelo de Lindoso, através deste link, deve ler e conhecer um pouco mais acerca do mesmo.
Espigueiros de Lindoso
Mesmo ao lado do castelo é possível contemplar o maior aglomeramento de espigueiros existente no mundo. Com mais de 40 espigueiros em granito, todos com a mesma orientação e semelhança estética, criam uma beleza sem duvida merecedora de visita.
Barragem de Lindoso
A Barragem do Alto Lindoso, localizada no Rio Lima entre as freguesias de Lindoso e Soajo, é o maior e mais potente produtor hidroelétrico em Portugal, e uma das maiores da Europa, concluída em 1992. Esta barragem veio substituir a antiga Barragem de Lindoso, que foi a 1ª Hidroelétrica Portuguesa.
Antes de visitar o Barragem de Lindoso, através deste link, deve ler e conhecer um pouco mais acerca da mesma.
Aldeia de Aceredo
A aldeia galega de Aceredo, submersa pela barragem do Alto Lindoso em 1992, ressurgiu devido à seca, transformando-se numa atração turística com suas casas e ruínas congeladas no tempo, atraindo a atenção internacional. A antiga vida da aldeia, agora visível, revela-se através de imagens marcantes, testemunhando um passado interrompido pela inundação. O acesso é feito a pé e deve ter cuidado. A aldeia só é visível quando o nível da água está baixo (época de seca).
Lindoso é muito mais...
Contudo, ficam aqui listados os principais pontos de visita a Lindoso.