O que visitar na Peneda?
Miradouro de Tibo
O primeiro ponto de visita em caminho para a Aldeia da Peneda, é o Miradouro de Tibo.
Este miradouro, é um dos pontos de referência do Parque Nacional Peneda Gerês pela sua paisagem fantástica sob o Vale do Lima e sob o Vale da Peneda.
Nota: este miradouro detêm 2 pontos de observação separados por cerca de 150m, permitindo observar a Norte o Vale da Peneda e a Sul o Vale do Lima.
Inverneira de Rouças
De caminho para a Aldeia da Peneda, vai certamente passar pela Inverneira de Rouças.
A Inverneira de Rouças no Vale da Peneda, é uma aldeia ligada ao fenómeno da transumância, em que os pastores passavam o inverno no vale resguardados do frio, e no verão subiam às brandas para aproveitar os pastos de altitude. Como pode ver na imagem, fornece-lhe um autêntico postal colorido, para visualizar e levar na memória da sua visita à Peneda.
Santuário de Nossa Senhora da Peneda
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda é um ícone da religião católica nesta região, para alem de ser o motivo principal de visita à Aldeia da Peneda e Parque Nacional Peneda Gerês.
Dada a sua elevada importância, dedicamos um artigo exclusivo ao Santuário de Nossa Senhora da Peneda.
Lagoa da Peneda
A Lagoa da Peneda, também conhecida como Lagoa da Meadinha, é uma lagoa natural, contudo, originada devido a um pequeno encoro para produção de energia elétrica, que em outrora alimentava a Aldeia da Peneda.
Nos dias de hoje, para alem de ser um local de beleza rara e paz, é um dos pontos de passagem para os peregrinos à Nossa Senhora da Peneda, e também bebedouro para animais, nomeadamente, gado em regime de pastoreio extensivo.
O acesso é feito unicamente a pé desde o Santuário (4km), e requer robustez física.
Inverneira da Gavieira
A Inverneira da Gavieira é uma das aldeias do Vale da Peneda.
A sua localização sob a encosta da montanha, para alem de relembrar um presépio, é uma excelente referencia às aldeias de montanha do Parque Nacional Peneda Gerês, caracterizadas pela sua construção típica em aglomerados, comportamento este que atesta bem a existência/descendência de castros nesta região.
Branda de São Bento do Cando
A Branda de São Bento do Cando, é uma pequena aldeia já a uma altitude considerável, ligada ao fenómeno da transumância (branda), em que os pastores das inverneiras de Tibo, Rouças e Gavieira subiam no verão para aproveitar os pastos de altitude com o gado.
Nesta pequena aldeia, irá também encontrar uma pequena capela lindíssima que batiza a aldeia e é motivo de romaria, a Capela de São Bento do Cando.
Miradouro do Cando
Sabe aqueles miradouros de cortar a respiração do Parque Nacional Peneda Gerês... o Miradouro do Cando é uma excelente referência!
Fojo do Lobo Bouça dos Homens
O Fojo do Lobo Bouça dos Homens, é um dos 9 fojos da Serra do Soajo, outrora utilizado para capturar lobos, corços, ursos e veados.
O acesso é feito a pé, e requer robustez física.
Branda Bouça dos Homens
A Branda Bouça dos Homens, é uma das várias brandas das povoações da Peneda.
Localiza-se no extremo noroeste do concelho de Arcos de Valdevez, e é um local lindíssimo.
Mamoa do Batateiro
A Mamoa do Batateiro é um dos vários registos pré-históricos existentes na Serra do Soajo à imagem das Antas do Mezio.
As mamoas eram túmulos na pré-história.
Peneda é muito mais...
Contudo, ficam aqui listados os principais pontos de visita à Peneda.