Antes de iniciar esta viagem por uma das 7 Maravilhas de Portugal, através deste link, deve ler e conhecer um pouco mais acerca de Sistelo.
O que visitar em Sistelo?
Centro Interpretativo da Paisagem Cultural de Sistelo
O primeiro ponto de visita a Sistelo, e sem dúvida ponto obrigatório, é o Centro Interpretativo da Paisagem Cultural de Sistelo, antiga casa senhorial do Visconde de Sistelo.
Neste pequeno museu, irá conhecer mais acerca de Sistelo e do seu povo.
O acesso é feito unicamente a pé.
Antes de visitar o Centro Interpretativo da Paisagem Cultural de Sistelo, através deste link, deve ler e conhecer um pouco mais acerca do mesmo.
Igreja Paroquial de Sistelo
No mesmo local onde se encontra o Centro Interpretativo, ou seja, no Lugar de Igreja (centro), está também a Igreja Paroquial de Sistelo e o Túmulo do Visconde de Sistelo.
Estas construções medievais de data desconhecida, tem por base de construção o granito, matéria prima abundante na região.
O acesso é feito unicamente a pé.
Espigueiros de Sistelo
Também no Lugar de Igreja, está uma das várias eiras comunitárias de Sistelo, onde se pode vislumbrar os Espigueiros de Sistelo, construções típicas na região do Parque Nacional Peneda Gerês, estes utilizados para armazenar o milho "o ouro do Minho".
O acesso é feito unicamente a pé.
Ponte da Beiga
Sob o Rio Vez, e na parte mais baixa de Sistelo, fica a Ponte da Beiga, uma ponte medieval localizada relativamente perto do centro, utilizada para passar para a zona Este da Freguesia.
Esta ponte, integra a Ecovia do Vez, e o acesso é feito unicamente a pé por caminhos empedrados com desnível, e deve ser feito com cuidado.
Ponte do Visconde
A Ponte do Visconde, fica também sob o Rio Vez.
Tendo já o principal arco colapsado, é agora munida de uma estrutura moderna.
O acesso é feito unicamente a pé por escadaria com desnível, e deve ser feito com cuidado.
Ponte da Portela
A Ponte da Portela, terá em outros tempos sido, a ponte de passagem principal para Norte.
O acesso é feito unicamente a pé por caminhos empedrados com desnível, e deve ser feito com cuidado.
Miradouro da Estrica
O Miradouro da Estrica localiza-se na zona Este de Sistelo, e através dele é possível contemplar o Vale Superior do Rio Vez, o centro de Sistelo, a Inverneira de Padrão (Sistelo), a Inverneira de Porta Cova (Sistelo), a Branda do Alhal (Sistelo), e a Serra de Soajo.
Aglomeramento Rural da Estrica
Das 6 aglomeramentos rurais que completam a Freguesia de Sistelo, o Aglomeramento Rural da Estrica é uma delas.
Inverneira de Padrão
A Inverneira de Padrão, em tom de brincadeira é a "relações públicas de Sistelo", pois, é o lugar que aparece com mais frequência nas fotografias da mídia.
O acesso é feito unicamente a pé.
Espigueiros de Padrão
Na Inverneira de Padrão, mais precisamente no seu centro, poderá contemplar os vários espigueiros existentes, em que, há quem diga que são mais que as casas.
O acesso é feito unicamente a pé.
Miradouro dos Socalcos
Talvez um dos mais importantes pontos de visita a Sistelo, é o Miradouro dos Socalcos, pois o mesmo, permite vislumbrar uma vista panorâmica sob grande parte da zona agrícola, nomeadamente os socalcos.
Inverneira de Porta Cova
Meio que enclausurada entre o Vale Superior do Rio Vez e um pequeno vale de um dos seus afluentes, está a Inverneira de Porta Cova.
Moinho de Porta Cova
Na Inverneira de Porta Cova, irá encontrar o Moinho de Porta Cova inativo, outrora utilizado para moer o milho com recurso à força da água.
Este moinho têm uma construção atípica no contexto regional, pois o mesmo assume uma construção em falsa cúpula, característica de Cardenhas (abrigo dos pastores).
Espigueiros de Porta Cova
Ao lado do Moinho de Porta Cova estão os Espigueiros de Porta Cova, parte deles empoleirados em grandes penedos.
Branda do Alhal
Já a 700 metros de altitude, está a Branda do Alhal, zona de cultivo e de criação de gado.
As brandas ou verandas (verão), são pequenos núcleos habitacionais utilizados de forma sazonal, nomeadamente inseridas no fenómeno da transumância. A época quente era passada nas brandas e a época fria nas inverneiras.
Ponte da Estivadinha
Sob o Rio Vez e de origem medieval, está a Ponte da Estivadinha.
Esta ponte lindíssima fazia e faz a passagem das inverneiras de Padrão e Porta Cova, para a zona Norte (Monção).
O acesso à ponte é feito a pé, através de caminhos empedrados, com um elevado desnível, pelo que deve ter cuidado.
Sistelo é muito mais...
Contudo, ficam aqui listados os principais pontos de visita a Sistelo.